Nos últimos 21 e 22 de maio, no Centro de Líderes em Carnaíba do Sertão, os catequistas dos regionais de Juazeiro e Curauá, reuniram-se para um encontro de aprofundamento sobre Iniciação à Vida Cristã.
O objetivo desse encontro foi em estar renovando o espírito sacramental de nossa catequese. Esclarecendo que o sacramento é uma caminhada de fé, que tem que ser levada com compromisso cristão.
O encontro contou com a assessoria de Pe. Valmir, Diácono Edivaldo e Ir. Maria Besen. Cada um, explicitou sobre os capítulos contidos no Documento nº 97 da CNBB, sobre Iniciação à Vida Cristã.
Aprofundamos que tudo começa com uma busca (cf. Jo 1,38) “que procurais?” pergunta Jesus. E isso gera um encontro (cf. Jo 1,38-39): “onde moras?” dizem eles. No fundo estão perguntando: “como te conhecemos melhor?” e aí Jesus responde: “Vinde e vede”. Depois disso produz uma conversão: eles vão, vêem e decidem seguí-lo. Assim o processo vai produzindo comunhão: permanecem com ele (c.f Jo 1,39), acompanham seu caminho, compartilham até seu poder de expulsar o mal e curar (cf. Mt 10,1).
Dentro disso, vemos também a importância da valorização do RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos), traz sugestões de como celebrar junto aos catecúmenos. À noite, do sábado foram feitas oficinas de preparação a entrega de escrutínios, credo e pai nosso. Vivenciado com fé e trazendo um apelo da vivência desses rituais em nossas paróquias.
Acreditamos no compromisso de cada um, em continuar vivenciando o que se é aprendido!
Por isso, queremos ser discípulos, não somente gente que faz “cursinho”. Discípulo não é simplesmente uma pessoa que aprende. Ele se encanta pelo Mestre, quer segui-lo na originalidade de sua própria vida, acolhe na mente e no coração um novo jeito de tomar decisões, de compreender a realidade, de orientar suas forças criativas.
“ É missão de todos nós, Deus chama eu quero ouvir a sua voz!”