Escola Bíblico–Catequética Diocesana
Diocese de Juazeiro – BA


                                                                                               Juazeiro – BA, 18 de Junho de 2013

“ A  formação dos catequistas compreende diversas dimensões. A mais profunda se refere ao próprio ser do catequista, à sua dimensão humana e cristã. A formação, de fato, deve ajudá– lo a amadurecer, antes de mais nada, como pessoa, como fiel e como apóstolo. Depois, há o que o catequista deve saber para cumprir bem a sua tarefa. Esta dimensão, permeada pela dúplice fidelidade à mensagem e ao homem, requer que o catequista conheça adequadamente a mensagem que transmite, e ao mesmo tempo, o destinatário que a recebe, além do contexto social em que vive. Enfim, há a dimensão do saber fazer, já que a catequese é um ato de comunicação. A formação tende a fazer do catequista um educador do homem e da vida do homem” (238 DGC ).
Querido ( a ) Catequista
Com estas palavras do Diretório Geral para Catequese, dirigimo-nos a vocês, para fazer contato e recordar os nossos compromissos com a Escola Catequética. Igualmente, a experiência do caminho vai-nos ensinando a caminhar, a atender os desafios e a cada passo dado, descobrirmos coisas novas, adquirirmos mais maturidade e termos a certeza dos esforços aplicados em nossos objetivos. Ao tempo que somos inebriados com a certeza da chegada, essa certeza nos enche de jubilo de alegria, de confiança no Deus que diz: ” Não temas eu estou contigo”. Chegamos ao segundo módulo da Escola, desde já, parabéns pela sua perseverança, que bom você está entre nós.
Neste módulo, temos muito que fazer, temos muito para partilhar e coisas novas para aprender. No âmbito do aprender e da formação, gostaríamos de recordar que, além das disciplinas de Bíblia, teremos momentos fortes sobre Liturgia, História da Igreja, Realidade Sócio – Político - Econômica, Ecologia, Ministério do Catequista, Espiritualidade e Psicologia. Lembramos que a partir  deste módulo as celebrações  e orações serão  dentro do estilo catecumenal e da Leitura Orante. Todos os dias teremos momento de Espiritualidade relacionado com o tema do dia e, como podemos constatar, serão assuntos atuais e gritantes para nossa atuação pastoral, por isso, como educadores da fé, somos educador e educadores do ser humano (cf.238 DGC ).
Para que a nossa Escola tenha a participação de todos, segue algumas informações para facilitar a nossa organização e encaminhamentos que deverão ser observados:
* As nossas atividades terão início dia 25/06/2013  às 8:30  com a Celebração Eucarística e serão encerradas dia 30/06/2013 com o almoço.  Pedimos, se for possível, que cheque na segunda  (24/06/2013), a partir das 16h para facilitar o trabalho de acomodação no Centro Diocesano e iniciar as atividades com todos os participantes presentes.
* O valor de colaboração das paróquias é de R$ 80,00 para alimentação, hospedagem e material.   Traremos ainda uma contribuição em alimentos que poderia ter a participação da comunidade na arrecadação dos mesmos, envolvendo–a no processo de formação catequética:
Essa é a divisão da partilha dos alimentos por grupos de convivência:

*Coroa de Frade:   Feijão, pacotes de macarrão,  flocão e  farinha
*Vida:   Café, arroz, biscoito doce e feijão
*Sabor da vida: Café, açúcar, biscoito doce, leite e óleo
*Sementinha:  Açúcar, biscoito de sal, feijão, flocão
*Azedinha:  Açúcar, biscoito de sal e feijão
*Marca da Vitória:   Arroz,  pacote de leite, macarrão e 1 touca de alho
Mensageiros da Humildade:  Arroz, leite, macarrão, vinagre
Equipe de coordenação:
Socorro - 3kg de margarina e sal
Eri – 5 dúzias de ovos e sal
Clécia - 5 dúzias de ovos e sal
Joanice - 3 dúzias de ovos, 3 orégano e kg de corante
Aislan – 5 dúzias de ovos.
*A paróquia que quiser fazer o pagamento da colaboração para as despesas da Escola, através do banco, por favor, depositar na conta: Banco do Brasil, Agência: 4264-1;  C/C 14051-1.
*Portanto, quem tiver brincadeiras, cantos, dinâmicas, instrumentos musicais, símbolos para os momentos celebrativos, que possam ajudar, tragam,  que será de grande valia.
*Não esquecendo, junho é o mês das festas juninas, venham preparados, tragam suas guloseimas para partilhar em nossa festa catequética e suas criatividades, roupas típicas, musicas para festejarmos os nossos Santos de característica Nordestina.
*Não esqueça de trazer o trabalho de História da Igreja, solicitado pelo Padre Isael, para partilhar o que nós estudamos, Bíblia,  as roupas de cama, toalha e abjetos de uso pessoal, e roupas adequadas e compostas para o momento, e proteção contra as muriçocas. Lembramos ainda que neste período é um pouco frio em Carnaíba do Sertão, previna – se. Por favor, trazer o crachá e a socola que nós usamos no último módulo.
*Quanto à chegada no local, acreditamos que todos já devem saber, todavia, qualquer dificuldade entre em contato com os telefones abaixo, a Coordenação chegará mais cedo no Centro Diocesano.
Contatos da Coordenação da Escola:
Carminha – ( 74 ) 3611 5329, 3611 3369, 88167447
Pe. Aluísio – (74) 3536 2106
Cristiniana – ( 74) 8805 – 9878
Januário – (74)3534 – 2113

Com alegria e esperança, certos das novidades que temos para partilhar e da certeza do reencontro, despedimos com a afirmação “ A formação, de fato, deve ajudá-lo (a) amadurecer, antes da mais nada como pessoa, como fiel e como apóstolo”.


Coordenação Diocesana de Catequese 

Catequese da Crisma

O Diretório Nacional de Catequese(DNC) assim nos orienta: “A catequese aos jovens será mais proveitosa se procurar colocar em prática uma educação da fé orientada ao conjunto de problemas que afetam suas vidas. Para isso, a catequese integra a análise da situação atual, ligando-se às ciências humanas, à educação, à colaboração dos leigos e dos mesmos jovens. É urgente propor aos jovens uma catequese com itinerários novos, abertos à sensibilidade e aos problemas desta idade que são de ordem teológica, ética, histórica ou social. Em particular, é preciso uma catequese que aprofunde a experiência da participação litúrgica na comunidade, que dê importância à educação para a verdade e a liberdade segundo o Evangelho, à formação da consciência, à educação ao amor, à descoberta, à oração alegre e juvenil e ao compromisso cristão na sociedade” (DNC 181).

Lembramos que o objetivo da catequese da Crisma é promover uma caminhada de fé que ajude o jovem a crescer como pessoa, a descobrir sentido de vida e a assumir sua missão na comunidade e no mundo.

A catequese da crisma comunica e apresenta a mensagem cristã de Salvação anunciada por Jesus Cristo através de um conteúdo que não é para ser aprendido, como acúmulo de informações e conhecimentos, mas é para ser vivido. Os temas que “comunicam” e aprofundam a mensagem cristã estão a serviço da Vivência. Eles são os assuntos que propomos à medida que caminhamos e crescemos na vivência de comunhão, no seguimento de Jesus Cristo, tornando possível a realização do objetivo da Catequese da Crisma. Precisamos desenvolver uma caminhada de preparação à Crisma a partir da realidade dos crismandos.

Os conteúdos ou temas podem ser trabalhos em mais de um encontro. Propomos um mínimo de trinta encontros. A mensagem cristã deve ser apresentada de maneira gradual, pois também Deus se revelou e revela de maneira progressiva e gradual. A mensagem cristã também precisa ser traduzida numa linguagem que todos entendam. É preciso saber falar a linguagem do Jovem, saber traduzir a mensagem cristã, nas linguagens das “juventudes”. Esse é um grande desafio.

A catequese é sempre um processo, ou seja, uma caminhada em que vamos aprofundando e fortalecendo a fé e a vida. Não se resolve com um curso rápido, pois ela exige mudança de vida. Educar para o amor leva tempo...

Sugestão de conteúdos:       
1. Dinâmica de apresentação e entrosamento
2. Quem somos nós?
3. Amizade e grupo: eu e o outro
4. Liberdade e senso crítico
5. Quem é você? (o que penso, sinto, sonho, vivo, amo, minhas tristezas, minhas alegrias...)
6. Afetividade
7. Ser família hoje
8. Sexualidade
9. O Namoro e o “ficar”
10. A Paixão na juventude
11. A difícil arte de Amar...
12. Vocação e projeto de vida
13. A vida na sociedade atual
14. Drogas e Juventude
15. O Pai de Jesus tem uma proposta, um projeto de vida
16. Jesus Cristo e sua Boa-Notícia
17. Ser Cristão não é qualquer coisa não...
18. A Bíblia, livro que relata o quanto Deus nos ama e não desiste...
19. O Espírito Santo: a ação de Jesus na vida humana
20. Igreja, comunidade continuadora da missão de Jesus
21. A missão da Igreja e a nossa missão
22. Maria, a nossa Senhora, a mulher que acreditou...
23. Espiritualidade: o sabor da vida cristã
24. Liturgia: rezar, celebrar, viver do Espírito
25. Sacramentos, sinais da graça de Deus na vida humana
26. O sacramento do Batismo
27. O Sacramento da Eucaristia e a Missa
28. O perdão é sagrado...
29. A Celebração da crisma
30. Ser cristão: fé na vida, fé no homem, fé no que virá...

Importante:
- Os encontros podem ser semanais, com grupos pequenos de crismandos, mas há outras formas de organizar o processo catequético com jovens (veremos algumas experiências nas próximas edições).
A catequese está a serviço da vida de fé e não do dia da crisma...
- Mesmo nos encontros sobre a vida e realidade do jovem, o evangelho de Jesus é momento central e critério de análise da realidade.
- Não transformar os encontros de crisma em momentos para "encher o jovem de conteúdos". Os catequistas nos dizem: "temos que passar "tudo" porque depois eles não voltam, assim já saem sabendo tudo sobre a Igreja e Jesus". Um grande equivoco, pois após a catequese da crisma e durante a vida toda haverá espaço para os devidos aprofundamentos da mensagem cristã. O importante é "despertar" a fome, abrir o "apetite" para a beleza de ser cristão e seguir Jesus em comunidade.
- Os conteúdos indicados precisam ser organizados em forma de encontros (ver orientações sobre o encontro catequético nesta seção). Cada tema pode ser trabalhado em mais de um encontro. Por isso, o importante é a caminhada do grupo de crismandos, seu amadurecimento e envolvimento nas discussões, as descobertas sobre Jesus e a vida cristã. 
- prever festas, passeios, visitas, filmes etc... ligados a temática discutida nos encontros. Tudo isso também é conteúdo da catequese da crisma. O grupo de catequistas pode prever celebrações que marquem os passos dados e evidenciem a adesão do grupo ao seguimento de Jesus.
- Orientações sobre os conteúdos foram pensadas a partir dos seguintes documentos:
     a) Estudos da CNBB nº 61 - Orientações para a Catequese da Crisma.
     b) Documento da CNBB nº 84 - Diretório Nacional de Catequese.

Manuais e materiais que podem ajudar a catequese da Crisma:

Há um grande pedido por indicação de manuais. Lembramos que não há manual de catequese perfeito. Nessa perspectiva indicamos materiais que podem ajudar o grupo de catequistas a fazer o seu itinerário para a catequese da crisma.

- Crescimento do jovem na comunidade cristã - Editora Salesiana – (possui indicação de filmes, músicas, temas adequados a realidade do jovem. Trabalha bem o projeto de vida, o seguimento de Jesus e a missão na comunidade e no mundo). É possível baixar o conteúdo deste material pela internet, pois a editora disponibilizou para downloads. Veja nesta página e click em Subsídios -http://www.pj.org.br/arquivos 

Caminhando para a Crisma – Volume I e II – Arquidiocese de Florianópolis-SC (pedidos na Cúria desta arquidiocese).

- Chamados à vida para Amar e Servir – Diocese de Frederico Westphalen-RS (pedidos na Cúria desta diocese).

Material da Arquidiocese de Mariana-MG – É possível baixar o material pelo site desta arquidiocese. Veja em:

- Dinâmicas indicadas pela Pastoral da Juventude - http://www.pj.org.br/dinamicas

- Material sobre afetividade e sexualidade do Anchietanum (que trabalha com jovens em SP).

Bandeira do Divino, Novo Encontro




Assembléia da CEBs
















                                                                    Maio 2013

diocese