Escola Bíblico–Catequética Diocesana
Diocese de Juazeiro – BA


                                                                                               Juazeiro – BA, 18 de Junho de 2013

“ A  formação dos catequistas compreende diversas dimensões. A mais profunda se refere ao próprio ser do catequista, à sua dimensão humana e cristã. A formação, de fato, deve ajudá– lo a amadurecer, antes de mais nada, como pessoa, como fiel e como apóstolo. Depois, há o que o catequista deve saber para cumprir bem a sua tarefa. Esta dimensão, permeada pela dúplice fidelidade à mensagem e ao homem, requer que o catequista conheça adequadamente a mensagem que transmite, e ao mesmo tempo, o destinatário que a recebe, além do contexto social em que vive. Enfim, há a dimensão do saber fazer, já que a catequese é um ato de comunicação. A formação tende a fazer do catequista um educador do homem e da vida do homem” (238 DGC ).
Querido ( a ) Catequista
Com estas palavras do Diretório Geral para Catequese, dirigimo-nos a vocês, para fazer contato e recordar os nossos compromissos com a Escola Catequética. Igualmente, a experiência do caminho vai-nos ensinando a caminhar, a atender os desafios e a cada passo dado, descobrirmos coisas novas, adquirirmos mais maturidade e termos a certeza dos esforços aplicados em nossos objetivos. Ao tempo que somos inebriados com a certeza da chegada, essa certeza nos enche de jubilo de alegria, de confiança no Deus que diz: ” Não temas eu estou contigo”. Chegamos ao segundo módulo da Escola, desde já, parabéns pela sua perseverança, que bom você está entre nós.
Neste módulo, temos muito que fazer, temos muito para partilhar e coisas novas para aprender. No âmbito do aprender e da formação, gostaríamos de recordar que, além das disciplinas de Bíblia, teremos momentos fortes sobre Liturgia, História da Igreja, Realidade Sócio – Político - Econômica, Ecologia, Ministério do Catequista, Espiritualidade e Psicologia. Lembramos que a partir  deste módulo as celebrações  e orações serão  dentro do estilo catecumenal e da Leitura Orante. Todos os dias teremos momento de Espiritualidade relacionado com o tema do dia e, como podemos constatar, serão assuntos atuais e gritantes para nossa atuação pastoral, por isso, como educadores da fé, somos educador e educadores do ser humano (cf.238 DGC ).
Para que a nossa Escola tenha a participação de todos, segue algumas informações para facilitar a nossa organização e encaminhamentos que deverão ser observados:
* As nossas atividades terão início dia 25/06/2013  às 8:30  com a Celebração Eucarística e serão encerradas dia 30/06/2013 com o almoço.  Pedimos, se for possível, que cheque na segunda  (24/06/2013), a partir das 16h para facilitar o trabalho de acomodação no Centro Diocesano e iniciar as atividades com todos os participantes presentes.
* O valor de colaboração das paróquias é de R$ 80,00 para alimentação, hospedagem e material.   Traremos ainda uma contribuição em alimentos que poderia ter a participação da comunidade na arrecadação dos mesmos, envolvendo–a no processo de formação catequética:
Essa é a divisão da partilha dos alimentos por grupos de convivência:

*Coroa de Frade:   Feijão, pacotes de macarrão,  flocão e  farinha
*Vida:   Café, arroz, biscoito doce e feijão
*Sabor da vida: Café, açúcar, biscoito doce, leite e óleo
*Sementinha:  Açúcar, biscoito de sal, feijão, flocão
*Azedinha:  Açúcar, biscoito de sal e feijão
*Marca da Vitória:   Arroz,  pacote de leite, macarrão e 1 touca de alho
Mensageiros da Humildade:  Arroz, leite, macarrão, vinagre
Equipe de coordenação:
Socorro - 3kg de margarina e sal
Eri – 5 dúzias de ovos e sal
Clécia - 5 dúzias de ovos e sal
Joanice - 3 dúzias de ovos, 3 orégano e kg de corante
Aislan – 5 dúzias de ovos.
*A paróquia que quiser fazer o pagamento da colaboração para as despesas da Escola, através do banco, por favor, depositar na conta: Banco do Brasil, Agência: 4264-1;  C/C 14051-1.
*Portanto, quem tiver brincadeiras, cantos, dinâmicas, instrumentos musicais, símbolos para os momentos celebrativos, que possam ajudar, tragam,  que será de grande valia.
*Não esquecendo, junho é o mês das festas juninas, venham preparados, tragam suas guloseimas para partilhar em nossa festa catequética e suas criatividades, roupas típicas, musicas para festejarmos os nossos Santos de característica Nordestina.
*Não esqueça de trazer o trabalho de História da Igreja, solicitado pelo Padre Isael, para partilhar o que nós estudamos, Bíblia,  as roupas de cama, toalha e abjetos de uso pessoal, e roupas adequadas e compostas para o momento, e proteção contra as muriçocas. Lembramos ainda que neste período é um pouco frio em Carnaíba do Sertão, previna – se. Por favor, trazer o crachá e a socola que nós usamos no último módulo.
*Quanto à chegada no local, acreditamos que todos já devem saber, todavia, qualquer dificuldade entre em contato com os telefones abaixo, a Coordenação chegará mais cedo no Centro Diocesano.
Contatos da Coordenação da Escola:
Carminha – ( 74 ) 3611 5329, 3611 3369, 88167447
Pe. Aluísio – (74) 3536 2106
Cristiniana – ( 74) 8805 – 9878
Januário – (74)3534 – 2113

Com alegria e esperança, certos das novidades que temos para partilhar e da certeza do reencontro, despedimos com a afirmação “ A formação, de fato, deve ajudá-lo (a) amadurecer, antes da mais nada como pessoa, como fiel e como apóstolo”.


Coordenação Diocesana de Catequese 

0 comentários:

Postar um comentário